Manon



O Manon (Lonchura striata domestica) é uma ave muito procurada, por ser uma espécie que reproduz o ano inteiro, diferente de outras aves. Outro fator é por ser uma espécie que amadurece muito cedo. A espécie põe de 6 a 8 ovos, quase o dobro que os Canários. Os filhotes de Manon são muito resistentes, além do que não exigem muitos cuidados e sobrevivem com facilidade.

As lojas especializadas em aves vendem essa espécie muito barata, justamente pela facilidade de reprodução. Adultos e crianças, adoram presentear e serem presenteados com o Manon. Para quem compra é a oportunidade de ter um animalzinho de estimação ou dá-lo de presente para alguém querido.

Alimentação 
A principal alimentação do Manon são todas as espécies de sementes, como o alpiste. É preciso retirar a cada dois dias as cascas das sementes que vão ficando ao fundo do comedouro, pois o Manon não cisca e isso o impede de alimentar direito ou até morrer de fome. Para completar a alimentação, pode-se dar couve, almeirão, escarola. A alface é proibida. A maçã é uma fruta saudável para o Manon, e o jiló, pepino e legumes podem complementar a alimentação.

Durante a muda das penas, pode ser oferecida a farinhada, duas vezes por semana. No início do período reprodutivo, a farinhada também é muito importante e nessa epóca, pode ser oferecida diariamente, só não pode permanecer na gaiola, pois azeda, por isso, deve ser retirada ao final de cada dia.

Higiene
O Manon também adora um banho, principalmente nos dias quentes, que devem levar pelo menos duas horas. Coloque uma bacia com água limpa para o banho e deixe que ele se delicie no frescor da água. Procure fazer isso no horário mais quente do dia.


Mutações
A maioria dos Manon tem cores sóbrias. Suas cores variam entre o negro-marrom, sendo o capuz em marrom escuro ou quase negro e o corpo em mescla bege e branco. Existem os de penas frisadas, o albino, e o arlequim, que é branco com marcações pretas.

Temperamento
Todos que possuem o Manon são unânimes em dizer que é uma espécie calma, ainda que se aproximem dele. Mesmo assim, o Manon não deve ser manipulado fora da gaiola, pois certamente fugirá.

Outra característica do Manon é que ele não canta. Nem o macho nem a fêmea. O macho costuma dar umas leves e baixas cantaroladas, apenas quando faz a côrte para a fêmea. Já a fêmea emite somente uns piados muito tímidos. Tanto é, que nas competições, essa espécie não entra com o canto em julgamento. Somente a qualidade da cor das penas, as proporções do corpo e o porte é que são levados em consideração.

O Manon é um pássaro muito ativo e gosta de ficar indo pra lá e pra cá, assim como ficar grudado nas grades da gaiola. Outra característica dessa espécie é a convivência em harmonia com outras espécies. Com o Manon, não existe brigas.

Doenças
Outro fascínio que fazem os criadores o adorarem é por serem muito resistentes as doenças. Para evitar, por exemplo, que eles tenham doenças respiratórias, é melhor não deixá-lo em locais com correntes de ar. 

Outra doença comum é a enterite, uma inflamação intestinal, que também ataca outros pássaros como os Mandarins e os Diamantes Gold. Geralmente são causadas por bactérias ou protozoários e provocam diarreias fortes. Se não tratado a tempo, (o tratamento é feito com antibióticos) o Manon pode morrer de um dia para o outro com essa doença. A prevenção é feita com uma solução de 2 ml de água sanitária, diluídas em 1 litro de água, e com ela, lavar os bebedouros, duas vezes por semana e as bandejas e comedouros, uma vez por semana. 

O ninho deve ser limpo sempre que estiver sujo e depois pode ser lavado com a mesma solução. Quando for fazer essa limpeza, é preciso retirar o Manon para outro ninho, para que o cheiro da água sanitária não o afete.

Identificação Sexual
Essa é uma tarefa muito difícil, pois não existe diferença de cor e nem de tamanho entre machos e fêmeas dessa espécie. Só os criadores muito experientes conseguem fazê-lo, e mesmo assim ainda se confundem. Praticamente a única diferença é do canto do Manon. As fêmeas só piam e os machos cantam, mas com volume baixo. 

Quem tem muitos passarinhos em um único viveiro, talvez consiga identificar o macho por perceber que ele estufa as penas quando está cortejando a fêmea, mas tem muita gente que ainda coloca dois machos juntos em uma gaiola, achando que formou um casal. 

Reprodução
Outra coisa importante é não deixar que a espécie se reproduza cedo demais, ainda que atinja a maturidade sexual cedo, pois isso poderá acarretar no nascimento de pássaros muito pequenos e frágeis. O ideal é aguardar cerca de 8 a 10 meses. Quando nascem os filhotes, praticamente todos eles têm condições de sobrevivência, se forem bem cuidados. O Manon cuidará sozinho de seus filhotes por 40 dias. O ideal é só separá-los quando tiverem condições de comerem sozinhos.

Família
O Manon pertence à família dos Estrildídeos, do qual fazem parte o Bavetti, Diamante Gold, Mandarim, Degolado e o Bico-de-Lacre. Todas essas espécies são “péssimos” cantores, principalmente se comparados a pássaros silvestres.

Gaiolas
A gaiola ideal é a de metal, pois as de madeira são mais difíceis de limpar, além de facilitar a proliferação de piolhos. Dois puleiros são suficientes, pois assim sobrará espaço para as brincadeiras de ir de lá pra cá.

Uma gaiola de 60 cm de comprimento x 25 cm de largura x 30 cm de altura terá o tamanho ideal para você acomodar um casal de Manon.


Pássaros do Portuga

(atualizado em janeiro/2013)



● Agapornis  Calafate  Calopsita  Canário Belga  Diamante Gold  Mandarim  Manon 

23 comentários:

  1. Posso colocar no mesmo viveiro manon e mandarim ? Eles não brigam ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre eles brigarem, depende de cada ave. Pode ser que num grupo de várias aves, apenas uma brigue. Mas é possível criá-las juntas sim. Nós já fizemos com as nossas.

      Excluir
  2. Posso colocar ovos de canarios para o manon cuidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o negro marrom choca todos os ovos do porte dele

      Excluir
  3. Respostas
    1. Boa tarde. Gostaria de comprar um casal vc vende qual o custo desde ja agradeço

      Excluir
    2. Boa tarde. Gostaria de comprar um casal vc vende qual o custo desde ja agradeço

      Excluir
  4. comprei essa porra achando que canta canta porra.......

    ResponderExcluir
  5. Essa ave não canta ?
    Achei que cantava!!!São lindos!!!
    ASS:Lucas N

    ResponderExcluir
  6. Gostei da dicas, ganhei um macho e comprei uma fêmea, sem ter ctz, deu certo, dei sorte a fêmea já esta chocando.

    ResponderExcluir
  7. eu tenho dois casais 1 de manon negro marrom e outro de diamante mandarim ,no começo foi tudo bom mas dps a femea mandarim era tao briguenta mas agr ela se aquetou - se como ele disse depende do passaro

    ResponderExcluir
  8. gostaria de compra um casal de pássaros manon

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,
    Tenho um casal de manon há um mês e eles já estão começando sua peimeira postura.
    Por enquanto tenho apenas um ovinho que colocaram nessa manhã.
    Ofereço farinhada a vontade para eles, ração com sementes, as vezes couve e cascas de ovos a vontade.
    Gostaria de saber se há a necessidade de oferecer outro tipo de alimento para os pais quando os filhotes nascerem. E após os 40 dias, quando separar as crias dos pais, como devo proceser com sua alimentação? Quais tipos de comida ofereço? É necessário alimenta-los com seringa em algum momento?

    Abraços,
    Mariana

    ResponderExcluir
  10. gostaria de compra duas femeas de manon alguem ai vende qualquer coisa meu tel ou zap e (021) 974632693

    ResponderExcluir
  11. fui comprar uma femea manon hoje para formar casal com meu mandarim que ficou viuvo e acabei ganhando e não comprando, pois, a fêmea que ganhei tinha deficiencia em 2 dedos por isso ele me deu mas fora isso tá tudo normal com ela. ele disse que ela pode chocar, botar cuidar de filhotes alheios e dos seus sem problemas, e logo que chegou na gaiola já se familiarizou com um ninho de periquitos e começou a entrar nele.

    ResponderExcluir
  12. Kkk ficou viuvo e ainda pegou uma aleijada kkk

    ResponderExcluir
  13. Boa noite comprei um macho manon pois o meu morreu, minha fêmea está chocando posso colocar o macho junto?

    ResponderExcluir
  14. Estou no aguardo se alguém conseguir me tirar esta duvida

    ResponderExcluir