Mandarim




O Mandarim (Taeniopygia guttata) é um pequeno passeriforme, membro da família Passeridae. Este pássaro é originário da Austrália, e foi introduzido no Brasil, Portugal e nos Estados Unidos. Na natureza, nunca estão longe do resto do bando ou do seu parceiro e se alimentam de sementes.

Características
Os Mandarins são brancos na barriga e cinzento mosqueado de preto no dorso e asas. A cauda é preta e branca. O bico é vermelho vivo. O mandarim macho se diferencia da fêmea por possuir manchas alaranjadas ou castanhas abaixo de cada olho. As fêmeas têm em geral o bico mais claro e os juvenis têm o bico marrom-escuro quase negro. 

Tamanho
11 a 12 centímetros

Longevidade
Vivem aproximadamente 8 anos

Alimentação
O mandarim é uma ave de fácil criação, indicada para criadores que estejam iniciando. Sua alimentação em cativeiro consiste em painço, alpiste, verduras (exceto laranja), sendo as preferidas couve, escarola, chicória e espinafre, além de várias outras misturas usadas pelos criadores.

Reprodução
Atingem a maturidade sexual cedo, porém, é recomendado permitir o acasalamento somente após os 9 meses de vida, visando que terão melhores condições de choco e cuidados com os filhotes. Põem de 4 a 8 ovos, que eclodem em cerca de 12 dias. Após cerca de 2 semanas já se alimentam sozinhos e aos 18 dias começam a voar.

Logo em seguida o casal começa a preparar um novo ninho para outra postura. No Brasil a postura desta ave ocorre entre Março e Dezembro, sendo mais indicada a partir de junho, por ser mais quente.


Pássaros do Portuga

(atualizado em janeiro/2013)



● Agapornis  Calafate  Calopsita  Canário Belga  Diamante Gold  Mandarim  Manon 

26 comentários:

  1. quanto custa o casal ???

    ResponderExcluir
  2. esse passaro custa entorno de 25 reais o casal
    dependendo da onde vc vai comprar pq tem algumus casas que vendem mais caros ou baratos entâo pesquize preço antes de comprar ok

    ResponderExcluir
  3. Apareceu um mandarim no meu quintal ele foi ficando por la´porque dou quirera (quirela), pão picadinho para as rolinhas, passando alguns dias pensei, o que ele come, porque ele não saiu do quintal ele estava contente lá, então, fui num pet shop e a funcionária me vendeu uma mistura de painço, alpiste e mais algumas coisas... e também comprei uma areia branca com algumas sementes, mas pelo que vi ele não comia nada porque as rolinhas comiam tudo. Agora vem a pergunta:- será que ele conseguia se alimentar sozinho de outras coisas, mesmo não sendo a ração dele? se a resposta for sim, vou solta-lo, porque hoje (04/11/12) consegui pega-lo num alçapão, agora quero saber ele vive bem na gaiola? e vive com outros, macho ou fêmea? Tenho dó de ver passarinho preso, e também, o que ele come na natureza que eu possa oferecer. Se possível mande a resposta por esse e-mail:- smzatto@gmail.com obrigado.

    ResponderExcluir
  4. o passaro ruim para chocar

    ResponderExcluir
  5. Tenho um casal de mandarins, na primeir vez meteram 4 ovos mas apenas 1 sobreviveu porque a mae alimentou mais o primeiro que nasceu (estava 2x maior que s outros). Na quinta feira passada, fiquei pasmado quando vi que ela meteu 5 ovos...mais pasmado que no sabado ja tinha 7 e agora ainda mais quando vi que tem lá 11 ovos O.O
    Se com 4 apenas 1 sobreviveu, tenho receio que com 11 possam morrer tambem muitos :(
    Alguma sujestão? Disseram-me para ir guardando os ovos e ir colocando uns falsos para depois nascerem todos ao mesmo tempo. Mas isto foi tao repentino que nao tenho ideia de como fazer.

    ResponderExcluir
  6. eu nao quero fazer criaçao de passaro.. posso apenas ter so um? ele nao vai morrer de tristeza??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza não,mas e melhor criar o casal.fica mais alegre os dois

      Excluir
  7. Que legal o site , adoro estas aves,com esse colorido na face , eles são lindos mesmo !
    ASS:Lucas N

    ResponderExcluir
  8. posso colocar mais de um casal de mandarin no mesmo viveiro.obg.

    ResponderExcluir
  9. Eu criei um mandarim,ele vivem 10anos.fiquei muito triste.será que não cuidei dele direito e, por isso ele morreu?

    ResponderExcluir
  10. oi tenho um casal de mandarins que tiveram um filhote, que ja tem para ai 1 mês, o que acontece e que agora os pais não deixam o pequenino entrar no ninho. tentei colocar outro ninho mas mesmo assim eles não deixam pois separaram-se e fica um em cada ninho só para o filho não poder la dormir e se ele insistir é atacado pelos 2 ! Será que me podes ajudar? Não sei o que fazer ,devo separa-los ?? eu sempre ouvi dizer que os mandarins são pássaros sociais e que se os separar-mos ele podem morrer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São sociais. Mas, deve separar por um tempo até completar uns 9 meses. Depois junta pois o bicho vai saber se virar em bando.

      Excluir
  11. Gostaria de saber se pode enviar as aves para SJC gostaria de comprar 2 casais ?

    ResponderExcluir
  12. Pedro,pelo eque pesquisei os pais não deixam o filhote entra no ninho pork os pais ja querem preparar o ninho pra botar de novo, foi oque entendi espero ter ajudado ..

    ResponderExcluir
  13. Pedro,pelo eque pesquisei os pais não deixam o filhote entra no ninho pork os pais ja querem preparar o ninho pra botar de novo, foi oque entendi espero ter ajudado ..

    ResponderExcluir
  14. Pedro ,os pais não deixam o filhote entra no ninho pork eles querem preparar o ninho pra botar de novo
    espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  15. Pedro ,os pais não deixam o filhote entra no ninho pork eles querem preparar o ninho pra botar de novo
    espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  16. Gostaria d ter um casal mais tem como enviar pra manaus..??
    E a quanto sai.?

    Meu email. Kaio_g4tinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, tenho um casal de mandarins que ja pos ovos e nasceram 2 filhotes. agora ela continua a por ovos. Devo tirar os ovos do ninho ?

    ResponderExcluir
  18. o mandarim pode se reproduzir vivendo emgrupo dentro de um cativeiro?

    ResponderExcluir
  19. Bom dia !! Tenho um casal de mandarim com 4 ovos porém o macho desfaz o ninho , e está fazendo no pote de ração. O que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  20. Meu casal de mandarim esta indo para terceira ninhada devo separar a fêmea ou eles tem a época de parar

    ResponderExcluir