Carregando...

domingo, 23 de agosto de 2009

Mandarim



O Mandarim (Taeniopygia guttata) é um pequeno passeriforme, membro da família Passeridae. Este pássaro é originário da Austrália, e foi introduzido no Brasil, Portugal e nos Estados Unidos. Na natureza, nunca estão longe do resto do bando ou do seu parceiro e se alimentam de sementes.

Características
Os Mandarins são brancos na barriga e cinzento mosqueado de preto no dorso e asas. A cauda é preta e branca. O bico é vermelho vivo. O mandarim macho se diferencia da fêmea por possuir manchas alaranjadas ou castanhas abaixo de cada olho. As fêmeas têm em geral o bico mais claro e os juvenis têm o bico marrom-escuro quase negro. 

Tamanho
11 a 12 centímetros

Longevidade
Vivem aproximadamente 8 anos

Alimentação
O mandarim é uma ave de fácil criação, indicada para criadores que estejam iniciando. Sua alimentação em cativeiro consiste em painço, alpiste, verduras (exceto laranja), sendo as preferidas couve, escarola, chicória e espinafre, além de várias outras misturas usadas pelos criadores.

Reprodução
Atingem a maturidade sexual cedo, porém, é recomendado permitir o acasalamento somente após os 9 meses de vida, visando que terão melhores condições de choco e cuidados com os filhotes. Põem de 4 a 8 ovos, que eclodem em cerca de 12 dias. Após cerca de 2 semanas já se alimentam sozinhos e aos 18 dias começam a voar.

Logo em seguida o casal começa a preparar um novo ninho para outra postura. No Brasil a postura desta ave ocorre entre Março e Dezembro, sendo mais indicada a partir de junho, por ser mais quente.


Pássaros do Portuga

(atualizado em janeiro/2013)



● Agapornis  Calafate  Calopsita  Canário Belga  Diamante Gold  Mandarim  Manon 

6 comentários:

  1. quanto custa o casal ???

    ResponderExcluir
  2. esse passaro custa entorno de 25 reais o casal
    dependendo da onde vc vai comprar pq tem algumus casas que vendem mais caros ou baratos entâo pesquize preço antes de comprar ok

    ResponderExcluir
  3. Apareceu um mandarim no meu quintal ele foi ficando por la´porque dou quirera (quirela), pão picadinho para as rolinhas, passando alguns dias pensei, o que ele come, porque ele não saiu do quintal ele estava contente lá, então, fui num pet shop e a funcionária me vendeu uma mistura de painço, alpiste e mais algumas coisas... e também comprei uma areia branca com algumas sementes, mas pelo que vi ele não comia nada porque as rolinhas comiam tudo. Agora vem a pergunta:- será que ele conseguia se alimentar sozinho de outras coisas, mesmo não sendo a ração dele? se a resposta for sim, vou solta-lo, porque hoje (04/11/12) consegui pega-lo num alçapão, agora quero saber ele vive bem na gaiola? e vive com outros, macho ou fêmea? Tenho dó de ver passarinho preso, e também, o que ele come na natureza que eu possa oferecer. Se possível mande a resposta por esse e-mail:- smzatto@gmail.com obrigado.

    ResponderExcluir
  4. o passaro ruim para chocar

    ResponderExcluir
  5. Tenho um casal de mandarins, na primeir vez meteram 4 ovos mas apenas 1 sobreviveu porque a mae alimentou mais o primeiro que nasceu (estava 2x maior que s outros). Na quinta feira passada, fiquei pasmado quando vi que ela meteu 5 ovos...mais pasmado que no sabado ja tinha 7 e agora ainda mais quando vi que tem lá 11 ovos O.O
    Se com 4 apenas 1 sobreviveu, tenho receio que com 11 possam morrer tambem muitos :(
    Alguma sujestão? Disseram-me para ir guardando os ovos e ir colocando uns falsos para depois nascerem todos ao mesmo tempo. Mas isto foi tao repentino que nao tenho ideia de como fazer.

    ResponderExcluir
  6. eu nao quero fazer criaçao de passaro.. posso apenas ter so um? ele nao vai morrer de tristeza??

    ResponderExcluir