Periquito Australiano



O periquito australiano (Melopsittacus undulatus) é uma espécie de ave psitaciforme pertencente à família Psittacidae. É um animal de estimação muito popular. Apesar do nome popular, o periquito australiano, é mais próximo dos papagaios do que do grupo dos periquitos.

Tamanho e Longevidade
São aves pequenas, com uma envergadura média de 18 cm, e em cativeiro têm uma esperança média de vida de 12 anos. 

Comprimento entre 16 e 18 cm e cauda de 6 a 8 cm

Habitat
Na Natureza, o periquito-australiano ocorre nas zonas interiores da Austrália, habitando em zonas áridas. A plumagem natural da espécie é em tons de verde. As penas das costas e zona superior das asas são pretas, bordejadas a amarelo. A zona da face é amarela. O macho tem a carúncula (saliência acima do bico) azul, enquanto que a da fêmea é em tom castanho, ou mais claro. Os periquitos australianos selvagens são menores que os criados em cativeiro.

Em cativeiro, foram desenvolvidas outras colorações artificiais, sendo as mais conhecidas em tons de azul, ou totalmente brancas. As cores podem variar e se misturar, criando tons raros, entre os azuis mais claros e mais escuros, verdes mais claros e mais escuros, e verdes com azul, como o tom de verde água. É possível também ocorrer a plumagem branca, quase pura, ou com pintas de tons azuis, pretos, ou creme. Há também as aves de tom todo creme. 

As mais variadas cores e tonalidades raras e belas são resultado de anos de mutações



Maturidade Sexual
A partir dos 4 a 6 meses em diante, mas não é recomendado que ele reproduza antes de 1 ano, para maior segurança.

Alimentação
Os periquitos australianos alimentam-se quase exclusivamente de sementes de gramíneas, quando em estado natural. Em cativeiro, a dieta é complementada com farinhadas e outros complementos alimentares.

Os periquitos comem principalmente painço, e podem comer semanalmente uma porção de aveia e girassol. Também gostam muito de pão francês, mesmo envelhecido, canjiquinha e milho verde.


Aves Domesticadas
Os periquitos australianos são uma das espécies de aves psitaciformes verdadeiramente domesticadas pelo homem, assim com o Agapornis. A espécie é alvo de seleção artificial e reprodução em cativeiro desde a década de 1850.

Os periquitos australianos podem aprender a falar. A ave doméstica registada com o maior vocabulário foi um periquito-australiano chamado Puck.

Muitos criadores se especializam em amansar periquitos australianos, que aprendem truques e brincadeiras, servindo como companhia e presentes para crianças.


Vídeos de Periquitos Australianos








Pássaros do Portuga

(atualizado em janeiro/2013)



● Agapornis  Calafate  Calopsita  Canário Belga  Diamante Gold  Mandarim  Manon 

41 comentários:

  1. André, gostaria de saber uma coisa, um dos periquitos macho que tenho no viveiro não pode ver os outros casais se reproduzinhdo que ele vai lá e atrapalha tudo, ele tem a sua parceira mesmo assim acaba com a festa.. e ai será que eu vou ter problemas com ovos não galados, porque os machos acabam que ficando pouco tempo em cima da fêmea.....



    att: thiago thbonacini@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. " Olá amigo sou criador de Periquito Australiano a 1 ano mais ainda tenho muitas duvidas, Algumas femeas quando botam ficam fraca das pernas sabe me dizer o que pode ser, doença ou falta de alguma alimentação antes eu achava que era só nas femeas mais velhas mais hoje vi que tambem acontece com as mais novas. A pos uma semana fora do ninho normaliza."

    ResponderExcluir
  3. Oi! Tenho alguns casais de periquitos australianos que crio em colônia. Ultimamente, principalmente os filhotes, estão desenvolvendo tipo uma "alergia" na região ao redor dos olhos. Fica avermelhado, alguns coçam e até se machucam. Gostaria de saber se você já teve a mesma experiência com suas aves ou sabe me dizer do que se trata...Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu tenho alguns periquitos, e quero entrar para algum clube de criador aqui na regiao de uberlandia-mg, alguem ai sabe de algum clube na regiao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola somos vizinhos!! rsrs moro aqui em itba-mg so apaixonadoooo nesses bichinhos lindos!

      Excluir
    2. Oopa, sou de Uberlândia kkk ' vamos interagir melhor, assim como vc tbm Elson, chamem no Whatsapp (34) 9894-2457

      Excluir
  5. oi q bakana o site, sou um pequeno criador de periquito porem estou quarendo aumentar o munero de cabeças para 150 casais e por isso acabei de fazer um viveiro em uma loja porém não ha luz solar, será que isso será problema@, o brigado.

    ResponderExcluir
  6. Vinícius, na nossa criação eu não me lembro de ter acontecido isso alguma vez não. Mas pode ser por causa de algum vírus, vindo pelo próprio vento, ou alguma alergia mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Daniel, um clube de criadores é realmente interessante, pois proporciona troca de experiências, mas não sabemos de Clubes na sua região. Dê uma pesquisada no Google, provavelmente irá encontrar alguns.

    ResponderExcluir
  8. Fernando, quanto mais aves, mais espaço será necessário, e as aves, principalmente quando não podem ser trocadas de lugar, como numa gaiola, elas precisam ter "de tudo" no viveiro. Um pouco de sol, um pouco de sombra, ninhos adequados...
    Não acredito que seja um problema, mas se fosse possivel um pouco de luz natural, seria melhor para a saúde das aves. O sol estimula a produção de vitaminas, e melhora o aspecto das aves.

    ResponderExcluir
  9. ei amigo eu queria sa ber porque mesus periquitos so ficam na casinha quando eu chego perto deles. e eu nao ponho eles pra tomar sol sera que isso deixa eles com medo demim. agradeço desde ja. muito obrigado

    ResponderExcluir
  10. eu tenho um periquito macho que tem uma massa cinza no bico que coça pouco,queria saber se e sarna,eu tenho em volta de 71,39 naceram aqui e nenhum deles pegou sarna,so agora que aconteceu essa possivel susperita oque voçe acha? ha,tenho 3 casais em meu quarto para decorar cada casal tem uma gaiola apesar de ter dois ninhos em cada gaiola e mesmo tanto na epoca fertil elas demora para reproduzir e quando jumtei com as outras aconteceu a mesma coisa,os seus pedriquitos demoram para escolher o ninho?,valeu

    ResponderExcluir
  11. descupe pela caligrafia,tenho 71 periauitos e 39 naceram no meu viveiro,e tenho um macho que tem uma massa cinza em cima do bico e acho que e sarna,o que voçe acha? e quero saber se seus periquitos demoram para escolher o ninho porque tenho 3 casais em gaiolas os mais lindos de minha criação, cada um fica en uma gaiola com 2 ninhos,e mesmo estando na epocafertil elas demoram para escolher o ninho,tentei colocar no viveiro que e mais facil,mas aconteceu mesmo o que voçe acha? valeu

    ResponderExcluir
  12. eu comprei um casalde periquitos e comprei o ninho com a gaiola mas eles nao entram no ninho por que

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA ELES TEMM MUITO MEDO DO NINHO NO COMEÇO MAS LOGO ELES SE ACOSTUMAM E NAO FAO QUERER SAIR LA DE DENTRO!

      Excluir
  13. eu comprei um casal de periquitos australiano e comprei uma gaiola e o ninho de caixinha de madeira mas eles nao entrao na dentro o que eu fasso para eles entraren la dentro

    ResponderExcluir
  14. Alguns periquitos realmente tem o hábito de entrar no ninho, e ficar boa parte do dia lá dentro.
    Eles até saem, mas quando veem alguém, logo entram novamente. Isso pode ser da própria ave. Mas se for possível, coloque-os para tomar sol, e fique um pouco do tempo os observando, que eles irão se acostumar.

    ResponderExcluir
  15. Quando os periquitos estão acasalados, e há uma ou duas opções de ninhos, eles costumam escolher e entrar, "montar" o ninho do seu jeito e botar.
    Eles podem não estar entrando no ninho porque não se adaptaram, ou ainda não chegou a hora.
    Sobre a sarna, eu não sei te explicar se ela se aplica ao caso. Pode ser apenas uma saliência que se forma quando a ave vai ficando mais velha, ou então alguma reação alérgica à algum inseto ou até mesmo a sua suspeita da sarna.
    Procure mais informações em alguma loja de aves, quem sabe alguém pode dar uma informação mais precisa.

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  16. Leandro, as aves podem demorar algum tempo para entrar no ninho, ou porque ainda não acasalaram, ou porque não se interessaram pelo ninho.
    Procure observar se este é mesmo um "bom casal", e tente colocar palha para eles formarem um ninho,
    Se for realmente um casal que vai dar certo, uma hora eles vão cruzar, fazer o ninho e botar os ovos.

    ResponderExcluir
  17. Não tenho nada a dizer a não ser PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  18. parabens pelo blog.está muito legal vou seguir vcs..daqui pra frente pois sou um criador tbem..tenho 24 periquitos e gosto muitoo .e vou criar pro resto da vida....só tenho a agradecer pela ajuda eo blog de vcs ...valew!!!

    ResponderExcluir
  19. Chefia, quando os ovos não chocam, vc tira os ovos somente ou o ninho ? Pois eu tirei os ovos e ela continua ficando lá dentro..
    E parece q ela ainda tem ovo..pois está bem inchado...e já tem 25 dias da última vez q ela botou...Help !!!!

    ResponderExcluir
  20. Obrigado Ronney.
    Espero que o blog tenha te ajudado na criação.
    Caso tenha interesse em mostrar suas aves, pode mandar alguma foto, que publicaremos aqui numa seção especial.
    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Wabner, quando isso acontece, caso algum outro filhote tenha nascido, e sobrou um ou dois ovos que não nasceram, e já passou um tempo, tiramos os ovos, e a fêmea vai tratar dos filhotes, depois vai sair do ninho, e se for o caso, começar outra ninhada.
    Mas se nenhum ovo eclodiu, e você acha que ela ainda está com ovo, pode ser que ela não esteja conseguindo botar, ou então é porque ela já está mais velha e não vai conseguir mais botar, e inchou a região.
    Se ela estiver acasalada, provavelmente ela vai querer continuar chocando, e continuará no ninho, mas se você achar melhor dar um tempo para a ave, pode tirar o ninho dela.
    Depois desse tempo, ou ela terá que cruzar novamente, com o mesmo macho ou com outro, ou também pode esperar um pouco.
    Pode ser alguma coisa que ela assustou, ou uma mudança de clima, mudança de pena.
    Espere um pouco e observe.

    Obrigado pela visita.
    Qualquer dúvida, mande mais informações, para analisarmos e podermos te ajudar.

    Abraço

    ResponderExcluir
  22. Chefe...obrigado por responder..tentei achar onde eu tinha perguntando isso, mas nunca lembrava
    Ela continua inchada, e ela era nova...ganhei ela em julho...logo em seguida se interessou pelo ninho e botou 2 ovos..não nasceu nada...e até hoje ela está inchada..
    Ela ficou meses sem ninho..e nada.
    Me falaram que pode ser q a cloaca dela foi "estragou"..e que nunca mais vai botar..pois era muito nova...
    Agora eu tenho um outro casal lá novinho doidinhos pelo ninho...vou ter que tirar...senão vai acontecer o mesmo problema.
    Você sabe se cloaca com esse tipo de problema tem cura ?

    ela fica muito triste..de cabeça baixa..olhando para baixo...da dó..tem hora q parece q o melhor seria sacrificar ela...parece que sofre muito.

    ResponderExcluir
  23. eae, tenho um casal de periquitos australianos faz uns 2 meses
    agora ganhei um filhote que é albino(a) ainda não consigo ver o que é por enquanto sera que posso coloca-la junto com os outros?


    ja este casal que eu tenho a 2 meses não ponharam ainda sera que é normal?

    Sou novato !!
    Agradeço desde já!!

    responder aqui >>>>> email= mauricio_souza2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Gostaria q me ajudassem a entender o q pode tá acontecendo com os filhotes q tão nascendo do meu casal. Eles crescem no ninho e empenam, mas percebo q são fracos, andam com dificuldades com as patinhas p dentro como se fossem pinguins, alguns não tem força p voar, eles tem um jeito meio de frágeis.Os pais são aparentemente saudáveis e fortes, e a alimentação q dou a eles qdo tão criando é bem variada, nas sementes capricho no alpiste, além de ter painço, aveia e girassol. Dou verduras e milho, tbm dou farinhada. E na última ninhada os 3 q nasceram, vieram assim, fracos. Aprendem a comer sozinho mas continuam fracos, e depois q já tavam fora do ninho e comendo sozinhos 2 já morreram. Aparentemente não tem sintoma, não tem diarréia e nem problemas respiratórios, só essa impressãpo q tem alguma deficiência nutricional. Saberia dizer o q pode ser isso, ou como posso descobrir? O casal já tá chocando de novo e não queria q acontecesse com os novos filhotes. Obrigado desde já. Eliseu.

    ResponderExcluir
  25. Tenho um casal de periquitos, que já chocaram quatro vezes, na primeira vez tiveram dois periquitos, quando estavam quase saindo do ninho os pais mataram um... nas outras duas vezes só chocaram um filhote... e agora na última chocaram dois filhotes e novamente mataram um... não sei como devo proceder para evitar que isso aconteça novamente.

    ResponderExcluir
  26. eu tenho 6 periquitos 2 machos e 4 femeas e a femea ponhou 4 ovos já... mais qem fica chocando os ovos é o macho n a femea isso é normal...???

    ResponderExcluir
  27. Oi meus periquitos ficam querendo acasalar, mas faz tempo que ela naum entra na casa ? devo mudar de casa ? ou deixar a mesma ?

    ResponderExcluir
  28. tenho 2 machos e 2 femeas a um tempao e nunca criaram o macho da femea e bem maior q a femea sera q nao dao certo so pq dos tamanhos

    ResponderExcluir
  29. JACó-Eu tenho 28 periquitos, 2 calopsitas, 6 mandarins e 8 rolinhas diamante.Eu gosto muito deles, se eu pudesse ficava o tempo todo dentro do viveiro observando-os.

    ResponderExcluir
  30. quero comprar alguns casais sera que eles suportam a viagem da sua cidade ate araxa, aqui os periquitos estão muito fraco pequenos de mais obrigado Leandro.

    ResponderExcluir
  31. vc envia para outros estados no caso manaus Am, e quanto sai a unidade?

    ResponderExcluir
  32. Lindas aves , são belo Psitacídeos ,os vídeos estão lindos ,parabéns!
    ASS:Lucas N

    ResponderExcluir
  33. Olá eu tenho dois periquitos australianos que estão me dando alergia (gripe no caso) mesmo eu não tendo alergia a nenhum tipo de ave pode me explicar o que isso pode ser por favor

    ResponderExcluir
  34. Portuga, que vídeos maravilhosos, você está de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  35. Oi, eu tenho um casal de periquitos. Gostaria de saber pq minha fêmea bota e no último dia de incubação ela joga todos os ovos para fora do ninho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque ela acha que suas crias estao ameaçadas entao faça ela sentirse segura e você verá como deixar a gaiola mais perta de você e de sua família

      Excluir