Canário Belga

Domesticado em cativeiro a mais de 500 anos, o Canário Belga (Serinus canaria) é um dos pássaros mais populares. Os exemplares de hoje, no entanto, são diferentes de seus ancestrais das Ilhas Canárias. O espécime verde pardacento do passado, atualmente cedeu lugar aos mais variados e belos tipos – com topete, com penas frisadas e cores chamativas, entre outros.

Muitas vezes os criadores escolhem os canários levando em conta o seu canto, mas também consideram sua beleza. Bonitos ou não, exóticos ou pouco extravagantes, o que importa é que todos agradam com seu canto afinado e melodioso e tê-los em casa é um prazer e alegria para os amantes dessa ave.

Tamanho
Cerca de 12 centímetros

Canto
Algumas coisas estimulam o Canário macho a cantar. Uma delas é o barulho de água corrente. Sabe-se que alguns começam a cantar ao ouvirem a água escorrendo da torneira. Criadores confirmam que a espécie adora qualquer barulho de água. Essa atração ocorre porque o Canário doméstico descende da família seus ninhos à beira d'água. As fêmeas não cantam.

O Canário é motivado a cantar quando ouve barulhos em geral, desde que não excessivos. Os Canários de Canto também pode ser estimulados a cantar sempre que ouvirem música. Eles também apreciam observar o movimento de pessoas pela casa, o que os faz pular alegres na gaiola e cantar sem parar. 

O Canário saudável e bem alimentado canta com frequência, com exceção da época de muda de penas ou do contagio de doenças. Ele também pode deixar de cantar quando observa uma fêmea. Como ele a esta vendo, não precisa cantar para atrair sua atenção. Portanto, coloque sua gaiola em local que não consiga enxergar a fêmea.

Alimentação
Dê diariamente alpiste, ou uma mistura de sementes para canário, que deve conter painço, aveia, níger, colza e linhaça (à venda em lojas especializadas). Dê algumas vezes na semana, verduras bem lavadas (exceto alface, pois causa diarreia e sonolência), jiló, e farinha de ovo. Na época de procriação, ofereça as verduras, legumes e farinha de ovo com mais frequência.

Higiene
Coloque diariamente uma banheira com água na gaiola, mesmo no inverno. Cuidado com as correntes de ar, pois o Canário Belga pode facilmente pegar doenças no pulmão e morrer. O banho é importante para mantê-lo limpo, já que pode adoecer devido à falta de higiene, especialmente com relação aos pés. Lave semanalmente a gaiola e os acessórios, principalmente os poleiros, enxaguando bem para não deixar resíduos.

Na hora de escolher
Prefira os pássaros saltitantes, que não demonstrem medo, que tenham olhos vivos e brilhantes; penas, bico e pés limpos e plumagem sem falhas, bem compacta no corpo e sem penas arrepiadas. Para escolher um macho, peça ao criador para assoprar as penas na região genital – no macho há um espigão pontudo e na fêmea ele é chato e liso.

Categorias
São divididos em: Canários de Cor, Canários de Porte e Canários de Canto, e são diferentes do Canário-da-Terra, que é de uma espécie diferente, nativa da América do Sul.


Pássaros do Portuga

(atualizado em janeiro/2013)



● Agapornis  Calafate  Calopsita  Canário Belga  Diamante Gold  Mandarim  Manon 

20 comentários:

  1. o que dar para canario belga roco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O correto é levar a um veterinário, mas vou te dar uma dica . Ao que PARECE é "DRC", sigla para "Doença Respiratória Crônica"... Já passei por isso e curei com Allax (são gotas que devem ser colocadas na nuca (vai ter que pegar o pássaro na mão). Na bula existe a quantidade de gotas para cada pássaro . É apenas uma vez. Em 3 ou 4 dias ele estará curado. Vc deve ainda, além do Allax, ministrar 2 gotas de Enroflec 10% por 3 dias consecutivos. Não o deixe pegar friagem e vento então, nem pensar! Se tiver dificuldade de encontrar esses medicamentos, pede pelo site www.terradospassaros.com. É seguro e eles entregam na boa. Não perca tempo, essa doença é séria e pode levar sua ave à morte. Ates de terminar, reitero a necessidade de um profissional para um dagnóstico exato. Um abraço e sucesso com seu canario.
      bom e isso ai fuiii

      Excluir
  2. o que dar para canario belga roco?
    Dadinho

    ResponderExcluir
  3. ivomec - 01 gota direto no bico

    ResponderExcluir
  4. ola teio 14 anos gosto muito de pássaro moro na zona rural teio dois, um cardeal e comprei um canário novo, começou a pouco tempo a querer canta mais só teio ele eu baixei cantos de canário belga e coloco todo os dias ele tenta imita varias vezes com fé em Deus vou fazer dele um canário muito cantado!!!

    ResponderExcluir
  5. eu tenho uma femea que canta igual a um macho,só descobri que era femea quando ela colocou um ovo e ja foram dois um ontem e outro hoje as 7 da manhã.

    ResponderExcluir
  6. Realmente tem fêmea que canta igual ao macho, não é comum mais tem...

    ResponderExcluir
  7. Essas aves cantam muito !E são lindas,já vi muitos machos cantando por causa do estímulo da água !
    ASS:Lucas N

    ResponderExcluir
  8. gostaria de entrar em contato pq m parece q vc mora em uberlandia c for gostaria q vc c puder m ligar estou interessado em aves 34 9971 1955

    ResponderExcluir
  9. tenho um belga e ele esta mudando o bico alguem pode me indicar qual tipo de alimentaçao devo dar ele??

    ResponderExcluir
  10. tenho um belga e ele esta mudando o bico alguem pode me indicar qual tipo de alimentaçao devo dar ele??

    ResponderExcluir
  11. tenho um belga e ele esta mudando o bico alguem pode me indicar qual tipo de alimentaçao devo dar ele??

    ResponderExcluir
  12. tenho um belga e ele esta mudando o bico alguem pode me indicar qual tipo de alimentaçao devo dar ele??

    ResponderExcluir
  13. acabei de comprar um canario belga mais ele esta diminuindo o canto dele fica fasendo um barulho entranho e fica abrindo o bico as vezes parencendo que alguma coisa esta incomodando a gargata dele e nao sei o que e

    ResponderExcluir
  14. Qual canário aprende com mais facilidade um canto mais melodioso,lento e com variações de notas que não são extridentes ao cantar???qual?...o Belga?

    ResponderExcluir
  15. Tenho um belga e estou com medo de colocar ele pra tomar sol. Um bem ti vi ja atacou 3 vezes a gaiola.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde,
    Por acaso tem ou conhecem quem tenha canária belga para venda obrigada

    ResponderExcluir