Rolinha Diamante





A Rolinha Diamante (Geopelia cuneata) é uma das espécies mais pacíficas entre as rolinhas, e pode ser criada num viveiro misto, em recinto fechado, sem quaisquer problemas.

Tamanho
Aproximadamente 18 a 20 centímetros

Alimentação
Painço, alpiste e misturas de sementes para aves tropicais de pequeno porte. Além disso, de vez em quando, pode dar-lhes verdura, milho, painço italiano e semente germinadas. Deve proporcionar sempre a estas aves um recipiente com areia, para que possam ingerir as quantidades necessárias. As Rolinhas Diamante bebem relativamente pouco.

Identificação Sexual
Um olhar especializado é capaz de detectar que, principalmente durante a época de gestação, a cor da auréola que rodeia os olhos dos machos é mais brilhante do que a das fêmeas.

Instalações
As Rolinhas Diamante podem perfeitamente ser criadas tanto num viveiro ao ar livre como num viveiro em recinto fechado. Como as aves não trepam, é mais importante que as gaiolas sejam amplas do que sejam muito altas. Também podem ser criadas em gaiolas.

Rolinhas Diamante aglomeradas

Ambiente
Esta espécie de rolinha é muito robusta. No entanto, em condições meteorológicas rigorosas, as aves devem ser retiradas para um abrigo noturno bem arejado e que proteja da geada.

Características
Manifestam comportamentos exemplares em relação a outras aves de menor porte, como os bicos-de-lacre. Durante a época de gestação, os machos desta espécie de rolinhas podem por vezes brigar entre si. Por isso, deve sempre alojar um par de rolinhas diamante por viveiro, ou dois pares caso o viveiro seja suficientemente espaçoso.

São aves calmas, raramente se banham, mas quando isso acontece, gostam de se molhar à chuva. Se o tempo se mantém seco durante muito tempo, pode borrifá-las com um borrifador de plantas por meio de um jato muito fino. As rolinhas diamante são verdadeiras adoradoras do sol. Também gostam de debicar a forragem espalhada pelo chão do viveiro.

Reprodução
É recomendado colocar ninhos em diversos pontos do viveiro. Eles devem ter pelo menos 12x12 centímetros e uma altura de aproximadamente 5 centímetros.

Estas aves preferem ninhos em estrutura de arame ou caixa semi-abertas. O ninho é feito de todo tipo de material como feno e galhos. Também pode ser usado ninhos para Canário Belga, de tamanho grande, encontrados em lojas especializadas. Antes, durante e após a época de gestação, as aves tem uma necessidade carecida de alimentos a base de ovos. As Rolinhas Diamante botam cerca de 2 a 4 ovos. 

Ninho com ovos de várias Rolinhas Diamante
Os pais repartem a responsabilidade de incubação dos ovos, o que dura aproximadamente 12 a 13 dias. Durante os primeiro dias de vida, a fêmea alimenta as crias de lente de pombo. Posteriormente, o macho também colabora. A plumagem começa a surgir entre 12 ou 14 dias de vida, mas ainda não estão preparadas para cuidar de si próprio de uma forma adequada, continuando ainda por algum tempo a ser alimentadas e crias por ambos os pais.

Um bom casal criador, estando em boas condições, pode criar 2 a 3 ninhadas por ano.

Mutações
Além das Rolinhas Diamantes com plumagem com a coloração características, existem também em tom de ágata. Existe também uma mutação de dorso branco, que pode apresentar combinações com diversas cores.


Vídeo de Rolinhas Diamante




Pássaros do Portuga

(atualizado em janeiro/2013)



● Agapornis  Calafate  Calopsita  Canário Belga  Diamante Gold  Mandarim  Manon 

61 comentários:

  1. Eu sou o Bruno e gostava de comprare um casal de rolinhas diamante mas nao sei onde sou da zona de aveiro e gostava que me indicase um sitio obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rolinhas diamantes são lindas mais eu prefiro criar mandarins'

      Excluir
    2. Meu casal deu 2 filhotes porem 1 ja e mais grande e o outro recem nascido e os pais ficam brigando com o filhote mais velho , o que pode ocasionar a isso .?

      Excluir
    3. Elas batem em qualquer filhote, dela ou não, se não separar mata! Essa conversa que são pássaros dóceis que convivem bem com qualquer um no viveiro só se forem todos adultos!

      Excluir
    4. Olha eu sou do Brasil e quando fui a Portugal foi onde eu conheci esse animal pela primeira vez em Lisboa eu vi em uma loja de rações e animais que se eu não estiver enganado ficava perto da Rua da prata agora na sua cidade o melhor mesmo e procurar em criadores proximos

      Excluir
  2. eu adoro rolinhas diamante,ponha mais videos delas para nos vermos

    ResponderExcluir
  3. eu tambem as adoro e queria comprare um casal gostava que me indicasem um sitio

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!
    Faz tempo que andava atrás de um casal. Tava dificil aqui em Caxias-RS. Aí encontrei um casal por 50. To feliz com elas, lindas.
    Comprei um viveiro de 80x60x42. To querendo outro vivieiro e um casal de Rolinha Portuguesa... que já vi mas tá dificil. Quando aparecer levo, rsrs.
    Valeu Portuga, parabéns pelas aves!!!

    ResponderExcluir
  5. olá sou de PoA-RS e sou amante de rolinhas (crio rolinha diamante e portuguesa a mais de 20 anos), agora conheci a especie rolinha fogo-apagou e ando desesperado atras de um casal. sabes como conseguir nesta regiao? ou envias se tens?meu email e jocimardperfeito_@hotmail.com. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de comprar 2 casal mais tem que ser prateada bem clara como e que eu posso conseguir moro em lages na rua joao maria de jesus numero 194 bairro são Miguel meu telefone o49 3225 30 57 miraldo aguardo resposta

      Excluir
  6. ola.to atras de um casla de diamante e fogo apagou,moro no rio de janeiro.sabe onde posso achar por aqui??

    abçss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também quero um casal de rolinhas diamante aqui em Itaboraí RJ

      Excluir
  7. procuro comprar casal no rio de janeiro,sabe onde posso achar??

    souber mande para meu email

    rafaenf2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. eu tenho 6 rulinhas diamantes,2 calafates, 6 mandarins e 39 perquitos australianos eu amo todos.jacob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Jacob. blzá? sou de bhte e tenho varias pombinhas diamantes (rolinhas) gostaria de comprar uma branca bem clara. vc tem ou sabe como encontro? grato lucio

      Excluir
    2. oi Jacob. blzá? sou de bhte e tenho varias pombinhas diamantes (rolinhas) gostaria de comprar uma branca bem clara. vc tem ou sabe como encontro? grato lucio

      Excluir
  9. BOA TARDE,MORO EM SÂO PAULO E GOSTARIA D COMPRAR ROLINHAS DIAMANTE, PODERIA ME INDICAR UM LOCAL ONDE EU POSSA COMPRAR!!!!
    EDSON
    edsonazev@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. estou muito feliz pois minhas rolinhas estão com 6 peladinhas em um só ninho, grandes eu tenho 12,tenho um viveiro grande, eu pretendo aumentar bem muitas se DEUS quizer. ´

    ResponderExcluir
  11. Eu comprei um casal de rolinhas chocou com dois ovos e depois que nasceu ai os filhotes cresceram e depois sairam do ninho e depois de 3 dias a femêa começou em outra postura de dois ovos agora esta chocando faz três dias queria saber se posso tirar os filhote de la??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá por favor tenho várias pintinhas diamantes. quero encontrar uma nem clara quase branca. quem tiver eu troco. tenho marrom e azul tbm. moro em BH mg

      Excluir
  12. Se alguém souber me falar com quantos meses um filhotes de rolinha diamante começa a chocar .

    ResponderExcluir
  13. Obrigado à todos pelas visitas.
    Nós não temos contato com criadores nem lojas que vendem aves fora da nossa região.
    Seria bom se algum criador ou loja puder usar o contato do blog com os interessados, para fazer negócio.

    ResponderExcluir
  14. É bom deixar as aves um tempo no ninho, mas se elas demorarem muito a sair do ninho, e já estiver próximo ao outro nascimento, é bom verificar, colocá-las no fundo, ver se elas já estão comendo sozinhas, e se for o caso trocar de viveiro ou gaiola. Mas quanto maior for o contato com os pais melhor.
    Aqui também acontece da fêmea iniciar outra postura logo imediatamente ao nascimento.

    ResponderExcluir
  15. Sou do Ceará sou fã das aves do Portuga, parabéns. Eu também criu tenho 59 rolinhas, não tenho coragem de vender nenhuma, pois elas faz parte do meu viver, eu amo-as. tenho também:calafates, bélgas, periquitos australianos,mandarins,entre todos tenho 113 passaos. Jacó.

    ResponderExcluir
  16. Olá, sobre o video que postou tenho duvidas com o meu casal de rolinhas diamantes:
    quando a rolinha diamante abre a cauda assim, canta ao mesmo tempo em que chaqualha a cabeça, da uns pulinhos atras da femea significa o que ?

    Como saber se minhas rolinhas irao botar?

    Apos quantos dias da primeira acasalada ela bota os ovos?
    Muito obrigado desde jáá e espero resposta

    Gustavo Sabim

    ResponderExcluir
  17. oi td bem gostaria de saber como faço pra identificar um macho e uma femea pois tenho doi um com pena mas branquinha e outro com pena mas cinza .eles se uniram tem 3 dias mas nao sei se eh macho com macho ou casal como identifico meu tel 31026966 sou do rio de janeiro

    ResponderExcluir
  18. Olá Portuga, sou o Wesley e moro em SP. Tenho 2 casais de Rolinhas Diamante, e como sou novo na criação destes animais, estou com algumas dúvidas. É normal os casais botarem ovos e o filhotes não picarem os ovos, pois faz 3 meses que estão botando e só hoje nasceu um filhote. Minha segunda dúvida: é normal a femea abandonar o ninho nos primeiros dias de vida do filhote? Qual deve ser a alimentação do filhote nos primeiros dias e com quantos dias ele começa a se alimentar?

    ResponderExcluir
  19. Jacó, nós do Portal Pássaros do Portuga sabemos bem como é esse apego pelas aves.
    Cuidar dos animais nos faz bem, e não dá vontade de vender ou desfazer deles.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  20. Gustavo, provavelmente as suas rolinhas estão "procurando um parceiro". Esse canto e "dança" é como uma dança do acasalamento, e se você não tiver a oportunidade de ver o cruzamento, vai saber quando elas vão botar quando elas procurarem um canto para fazer um ninho.
    Se sua gaiola ou viveiro já tem ninhos prontos, são vários modelos no mercado, fique tranquilo, pois elas vão se ajeitar. Senão, compre e coloque alguns ninhos, para dar opções ao seu casal, ou casais.
    Dentro de alguns dias após o acasalamento a fêmea já começa a botar os seus ovos.

    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  21. Para identificar os machos e as fêmeas, costumamos observar a "rodela" em volta dos olhos das aves.
    A cor vermelha dos machos costuma ser mais "grossa" e mais intensa do que a das fêmeas.

    ResponderExcluir
  22. Wesley, sua primeira dúvida é sobre os filhotes, se eles podem não nascer por não conseguirem quebrar o ovo?
    Acredito que se suas aves demoraram a ter filhotes, pode ser porque botaram mas não tinham acasalado, ou o ovo gorou, ou ainda eram jovens para ter um ciclo completo.
    A fêmea não costuma abandonar o ninho logo após a choca, mas ela pode sair, e eventualmente voltar. Caso você esteja preocupado, não mexa muito com a gaiola ou viveiro, deixe em um local apropriado, e aguarde uma nova choca.
    Os filhotes podem demorar algum tempo para sair do ninho e se alimentarem sozinhos. Os pais costumam dar a comida aos filhotes nos primeiros dias, mas com o tempo as aves saem do ninho e ficam ali pelo chão da gaiola ou do viveiro, e vão "aprendendo" a bicar e comer, até ter o hábito e não depender mais dos pais.
    Essa época pode coincidir com uma possível nova choca dos pais.

    Obrigado pela visita, e boa sorte com sua criação.
    Abraço

    ResponderExcluir
  23. O que colocar no viveiro para o complemento da alimentação dos filhotes recém nascidos?

    ResponderExcluir
  24. Você pode colocar canjiquinha, fubá, ração para pinto, painço... Tudo que a rolinha gosta.

    ResponderExcluir
  25. parabéns pelo criatorio , sempre vejo os videos e fotos , tenho um pegueno criatorio de rolinhas portuguesas , periquitos e elas sempre reproduzem , tenhogrande dificuldade de desfazer de umas delas pois amo a criaçao em geral !!

    ResponderExcluir
  26. me chamo Rafael, eu quero saber se vc vende pomba diamante prata o casal, quanto que é o frete para Lages-SC, e se vc faz parcelado no cartão de crédito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós não vendemos nenhuma ave, apenas criamos, fazemos fotos e vídeos.

      Excluir
    2. Oi quero ajuda com algumas rolinhas q tenho. Florisvaldo. Watsap. 98987482280

      Excluir
  27. Posso fazer uma criacao de rolinhas diamantes literalmente SOLTAS????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que elas não ficariam soltas em volta da sua casa. Provavelmente fugiriam, ou seriam "caçadas" por gatos ou gaviões. É melhor criá-las em gaiolas grandes ou viveiros.

      Excluir
  28. Olá gostaria de saber porque minhas rolinhas colocam ovos e não descascam?
    tenho 4 casais e acontecem com todos.
    Já me certifiquei de que todos são casais e a comida adequada.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  29. tenho 2 rolinhas diamante criadas em gaiola é um casal e botaram 1 ovinho mais percebi que o macho bate na cabeça da femea e a cabeça dela ta quase sem penas isso é normal ou devo separa-los?

    ResponderExcluir
  30. eu tenho um casal e eu já vi eles trepando massa demais viu a pica do bicho hahahaha...

    ResponderExcluir
  31. Posso acasalar uma rolinha diamante com uma rola portuguesa?

    ResponderExcluir
  32. Depois de acasalar em quantos dias demoram para botar??

    ResponderExcluir
  33. Gostei muito destas aves , o vídeo é muito legal e as informações são muito específicas !Parabéns.ASS:Lucas N

    ResponderExcluir
  34. Quero comprar um casal de rolinha diamante e outras rolinhas também quem tiver para vender pode me ligar 11 50774913 ou 11 34418635, obrigado

    ResponderExcluir
  35. corrigindo meu fone é 11969442760 oi zs sp

    ResponderExcluir
  36. Disponho de rolinha diamante. Estou em São Paulo Zona Sul -SP. Fone 11969442760 Oi WhatsApp. E-mail: cardoso.augustocesar@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Moro em Pernambuco e desejo comprar um casal. Whatsapp: 8185586525

    ResponderExcluir
  38. Moro em Pernambuco e desejo comprar um casal. Whatsapp: 8185586525

    ResponderExcluir
  39. Quero comprar uns 3 ou 4 casais,porem não encontro aqui na minha região sou de Cabo Frio Rio de Janeiro,alguem conhece algum fornecedor por aki na região dos lagos deixa o contato por favor obrigado

    ResponderExcluir
  40. Quero comprar uns 3 ou 4 casais,porem não encontro aqui na minha região sou de Cabo Frio Rio de Janeiro,alguem conhece algum fornecedor por aki na região dos lagos deixa o contato por favor obrigado

    ResponderExcluir
  41. Bom dia, sou Tiago de Quartel Geral MG, eu gostaria de saber com q idade os filhotes já começam a chocar , ?

    ResponderExcluir
  42. Olá , gostaria de comprar uma rolinha diamante creio que fêmea ! teria que levar a minha e ver o que é ! porem o desenho laranja em volta dos olhos é suave ! aguardo um vendedor ! meu whatsapp e celular 11 98020-3246 sou da zona leste , mas posso retirar ou combinar algum local

    ResponderExcluir
  43. boas amigos por acaso sabem com quantos dias se anilha a rolinha diamante desde obrigado

    ResponderExcluir
  44. Gostaria de saber onde posso comprar em sp capital na zl. Queria muito rodinhas diamantes mas nunca achei um local que vende aqui. Obrigado

    ResponderExcluir
  45. tenho um casal e as minhas ainda nao criaram

    ResponderExcluir
  46. Olá boa noite moro em São Paulo capital e gostaria de comprar duas Rolinhas diamantes fêmeas porque as minhas fugiram teria como vocês entrar em contato comigo pelo telefone 1194532-9778 estou no aguardo

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde tenho 3 rolas diamantes como sei se são macho ou femeas

    ResponderExcluir